quarta-feira, 10 de abril de 2024

Ícone alvinegro

 𝗤𝗨𝗔𝗥𝗘𝗡𝗧𝗜𝗡𝗛𝗔 𝗘 𝗢 𝗣𝗢𝗟Ê𝗠𝗜𝗖𝗢 𝗖𝗢𝗥𝗧𝗘 𝗗𝗔 𝗦𝗘𝗟𝗘ÇÃ𝗢 𝗘𝗠 𝟭𝟵𝟲𝟮, por Pedro Tomaz de Oliveira


O maior artilheiro da história do Botafogo chama-se Waldir Cardoso Lebrêgo, o Quarentinha, que marcou, em 442 jogos, 313 gols. Desde os primeiros chutes nas ruas de Belém do Pará, cidade em que nasceu em 1933, revelou-se um craque de bola, sendo, aos 16 anos, titular do Paysandu. Em 1953, foi jogar no Vitória da Bahia, onde foi campeão estadual, atraindo o interesse do Botafogo. Chegou a General Severiano no ano seguinte e logo foi fazendo gols aos borbotões, integrando um ataque que tinha simplesmente Didi, Garrincha, Amarildo e Zagallo.


Tardiamente, diga-se de passagem, Quarentinha fez, aos 26 anos, seu primeiro jogo com a camisa da Seleção Brasileira, em 17 de setembro de 1959, no Maracanã, marcando dois gols na goleada de 7 a 0 sobre o Chile. Entretanto, sua carreira no escrete nacional foi curta. Precisamente, apenas 17 jogos, mas deixando uma excelente impressão com a média de 1 gol por jogo, sendo 11 marcados ao lado de Pelé, na época, cada vez mais o Rei do Futebol. Caso não surgisse algum imprevisto, essa dupla tinha tudo para ser a titular na Copa do Mundo do Chile, em 1962.


E não é que esse tal de imprevisto surgiu! Pelo menos, oficialmente! O fato é que às vésperas da viagem para Santiago do Chile, Quarentinha foi cortado da Seleção! Segundo laudos médicos, constatou-se lesões nos meniscos do craque. Extra-oficialmente, teria falado mais alto um suposto lobby de Pelé em favor de Coutinho, seu parceiro de tabelinhas no Santos, e a contusão teria sido apenas uma desculpa para o corte. Registra-se aqui que, nos últimos amistosos antes da estreia brasileira naquela copa, Coutinho passou a ser o titular e Quarentinha pouco foi aproveitado, mesmo estando em boas condições físicas e treinando normalmente.


No fim das contas, não se sabe se por ironia do destino, Coutinho, lesionado, acabou não jogando a Copa, e Pelé, que se contundiu gravemente durante a segunda apresentação do escrete, contra a Tchecoslováquia, assistiu da arquibancada ao restante dos jogos. E daí? Mesmo sem eles, a Seleção Brasileira atacou com Garrincha, Amarildo, Vavá e Zagallo e ergueu pela segunda vez consecutiva a Taça Jules Rimet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ovos estragados em mercado de Cabo Frio

 Consumidor encontra ovos estragados em supermercado de Cabo Frio.  Um consumidor esteve no Extra, que fica perto da Rodoviária de Cabo Frio...