terça-feira, 28 de novembro de 2023

Há 9 anos perdiamos Roberto Gómez Bolaños

 Há 9 anos falecia Roberto Gómez  Bolaños, o criador dos personagens Chaves e Chapolin.


Por causa de sua grande facilidade em escrever histórias, Roberto Bolaños ganhou o apelido de Chespirito, que é uma variação para "pequeno Shakespeare", porém, antes de passar a escrever, na mocidade, sonhava em ser jogador de futebol e contra a vontade da mãe, praticava boxe. 


Roberto Goméz Bolaños também se formou em Engenharia Elétrica na Universidade Nacional Autônoma do México, mas nunca exerceu a profissão.


Na década de 50, passou a escrever para programas de rádio e televisão. Ele também fez vários roteiros de cinema e começou a atuar em 1960, estreando no filme "Dos Criados Malcriados".


Em 1970, Roberto Bolaños criou Chapolin Colorado, um herói atrapalhado que se tornaria rapidamente querido pelo público. Um ano depois, nasceria Chaves, o garoto órfão que vivia em um barril, seu personagem de maior sucesso. 


Chespirito é fundador da Fundación Chespirito IAP, uma ONG criada em setembro de 2007, que leva saúde e educação à crianças carentes. A fundação é sustentada através de doações e leilões e ajudou mais de 200 mil crianças de 13 instituições do país. 


Roberto Gómez Bolaños faleceu aos 85 anos em Cancún, no México onde morava nos últimos anos de sua vida, no dia 28 de novembro de 2014, devido à uma parada cardíaca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudade Braga nos deixa aos 75 anos

 Lamentavelmente, na noite de ontem, 8, em Nova Friburgo, veio a falecer de insuficiência respiratória e pneumonia aguda, Saudade Braga, ex-...