terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Grande Elzo

 Elzo, o Elzo Aloísio Coelho, ex-volante do Clube Atlético Mineiro, Internacional de Limeira, Palmeiras, Benfica de Portugal e titular absoluto da Seleção Brasileira, dirigida por Mestre Telê Santana, na Copa do México de 86, mantém residência em Machado, Sul de Minas Gerais.


Elzo nasceu no dia 22 de janeiro de 1961, na cidade de Serrânia-MG (lá nasceu também o jornalista Ney Gonçalves Dias), próxima de Machado e Alfenas, e ele se chama Elzo porque tem uma irmã gêmea chamada Elza. Ele começou a jogar no Ginásio Pinhalense (SP) no final dos anos 70.


No Galo Mineiro, clube que brilhantemente defendeu de 1983 a 1987, projetou-se e ganhou sua maior oportunidade ao jogar pela Seleção Brasileira, com o técnico Telê Santana, no Mundial do México de 1986.


Foi considerado no México o melhor preparo físico da Copa, ousou deixar Falcão na reserva, disputou todos os jogos, salvou um gol de Tiganá no final da prorrogação entre Brasil e França e foi apontado por Telê Santana como o melhor jogador do Brasil na competição. Ele ia cobrar o pênalti que não foi convertido por Júlio César. Telê mudou em cima da hora, infelizmente.


Elzo chegou a ter também ótima passagem pelo Benfica de Portugal e ganhou uma nota 7 jogando pelo Palmeiras. No Verdão, teve mais uma vez Telê como técnico. Encerrou a carreira de jogador de futebol precocemente, no começo dos anos 90. Tinha só 30 anos.


(Por Rogério Micheletti)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comemoração

 Gérson e Yoná Magalhães, no título carioca do Botafogo em 1968.