segunda-feira, 27 de maio de 2013

O até breve de Neymar

A Joia se despede dos gramados brasileiros e irá brilhar no Velho Continente


Fim da novela, história de Neymar no Santos é interrompida, craque se despede com lagrimas e buscará seu reinado no Barcelona. Tem uma hora que realmente não tem como segurar as jóias em nosso futebol e com Neymar não foi diferente, até que o conseguiram segura por um bom tempo, pelo futebol fantástico que este menino joga, se bem que na minha concepção o Barça, poderia esperar até o fim da Copa, no ano que vem ou pelo menos até o fim desta temporada, o seleto espanhol não necessitava do astro, por agora, mas infelizmente o quiseram neste momento, mas por um lado a transferência agora será muito importante para o craque ter ganhar em maturidade, pra poder mostrar de vez, o seu futebol na Seleção Brasileira, que infelizmente ainda não ocorreu, no futebol europeu, a joia terá mais experiência para isto e conseguir ser o grande nome da Seleção na Copa do Mundo.


O astro chegou às categorias de base do Peixe, vindo da Portuguesa Santista, em 2003, e logo desde dessa época já chamava a atenção dos gigantes do futebol, entretanto o Alvinegro praiano fez de tudo para segurar à joia  pois sabia do seu imenso talento e valeu muito a pena segura-lo, pois ajudou a colocar a equipe de volta na briga por títulos, chegando inclusive ao Mundial.

Os holofotes para o craque surgiram em 2009, quando subiu ao time principal do Peixe, estreou contra o Oeste, na semana seguinte já marcava seu primeiro gol, contra o Mogi Mirim, logo no primeiro ano, já levava a equipe a final do Paulistão, o jovem de 17 anos era uma das estrelas da competição, perdeu o título para o Corinthians, de Ronaldo Fenômeno, um duelo interessante o consagrado Fenômeno, enfrentando o garoto, de um lado uma nova jóia surgindo do outro o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, o jovem é fã de Ronaldo, mais um desses encontros marcantes da história do futebol. Neymar perdeu o duelo pra eterno ídolo, mas individualmente recebeu elogios de todos, inclusive do próprio Ronaldo e levou o prêmio de revelação do Paulistão.

A responsabilidade do menino, já era tão grande, que ao lado de Phillipe Coutinho e Zezinho, eram os grandes nomes da Seleção, no Mundial Sub-17, mas infelizmente os três fracassaram com o seleto e saíram duramente criticados da competição, com a eliminação do Brasil, mas em 2011 na Seleção Sub20 foi a estrela da Cia no título Sul-Americano, onde também foi artilheiro. Mas isso jamais abalou o craque, que continuava mostrando seu talento com a camisa santista.


O ano seguinte começou a todo vapor para o astro, fez um Paulistão impecável, com atuações brilhantes, três gols num clássico diante de um forte São Paulo, chegava a sua segunda final seguida de Paulistão e levava o Peixe ao título, diante de um bom time do Santo André. O primeiro semestre do craque era tão perfeito, que o público aclamava pelo trio Ganso, Neymar e Robinho, na Copa do Mundo, da África do Sul, mas Dunga treinador da Seleção não ouviu a aclamação quase nacional e só levou Robinho, que por sinal era um dos homens de confiança do treinador. Também com um mega show, conquistou a Copa do Brasil, a primeira da história do clube, ao lado de Ganso, Robinho e André, formava os novos Meninos da Vila, na decisão da competição enfrentou uma surpresa, a ótima equipe do Vitória. Além foi vice-artilheiro do Brasileirão, com 17 gols.

2011 foi um ano mágico, temporada inesquecível, gols, títulos, atuações memoráveis, tudo de perfeito que um craque dentro do futebol brasileira e da América do Sul gostariam de ter. Mais uma final paulista e mais um título, dessa vez conseguiu bater o poderoso Timão, Neymar já era chamado de Senhor Paulistão, três finais consecutivas. O brilho era tanto, que encantava a América, levou o Peixe de volta a uma decisão de Libertadores, contra o Penãrol, do Uruguai, aos torcedores bem mais antigos, lembrando os anos 60, de Pelé e Cia. Neymar inclusive marcou um dos gols da conquista da Libertadores, escrevendo de vez seu nome na história, o Santos não conquistava a América, há muitos anos.

No final do ano, a tão esperada decisão do Mundial, entre Santos de Neymar x Barcelona de Messi, o duelo do brasileiro com o argentino que todo mundo queria acompanhar. Lógico que o favoritismo era do Barça, mas nunca se sabe, de repente poderia dar uma zebra como foi em 2006 (Internacional campeão mundial em cima do Barça, do Casal 30 Deco e Ronaldinho Gaúcho). Mas infelizmente não deu pra Neymar e o time liderado por Messi fez nada menos que um show e goleou de 4x0. O brasileiro, no entanto deixou sua marca, na semifinal da competição, diante do Kashiwa Reysol.

Essa derrota para os espanhóis não abalou a jóia brasileira, que fechou o ano com chave de ouro, ao conquistar o prêmio de gol mais bonito da temporada, vencendo o prêmio FIFA Pukas, inclusive batendo Messi, na disputa pelo troféu, o gol de Neymar foi uma obra de arte na derrota por 5x4 para o Flamengo (inclusive esse jogo é antológico, com o um show do atacante pelo lado do Peixe e de Ronaldinho Gaúcho, pelo lado do Fla).


2012 novamente uma final de Paulistão e mais um título, dessa vez diante do bom time do Guarani, comprovando de vez que é o Senhor Paulistão. Mais um ano com atuações dignas e históricas, como por exemplo, três gols marcados (um deles de placa), diante do Internacional, na Libertadores, dessa vez o Peixe não foi a decisão, parou diante do poderoso Corinthians, nas semifinais, mas Neymar novamente foi decisivo e eleito um dos nomes da competição. Outro grande momento do astro no ano foi uma atuação diante do Cruzeiro, três gols, uma assistência, fizeram o torcedor Celeste, levantar e aplaudir de pé o craque do adversário, o deixando emocionado.  Uma cena lindíssima, inclusive me lembrando o torcedor do Real Madrid, que uma vez aplaudiu de pé Ronaldinho Gaúcho, quando este jogava no Barcelona.

2013 a estrela não repetiu as atuações magníficas, mas ainda assim novamente levou o Alvinegro praiano para mais uma final de Paulistão, novamente diante do Corinthians, só que dessa vez, não conseguiu levar o caneco, mas foi eleito craque da competição. Não é qualquer jogador que chega a cinco finais de Paulistão seguidas, impressionante essa marca do astro. Contra o Joinville, pela Copa do Brasil, Neymar já dava indícios que sua era na Vila, seria interrompida e depois de uma imensa novela, seis propostas do futebol europeu, o astro ficou entre escolher Real Madrid (por mim iria pra lá, adoraria vê-lo atuando ao lado de Cristiano Ronaldo), e Barcelona, preferiu o Barça (assinou contrato de cinco anos) do amigo e companheiro de Seleção, o lateral-direito Daniel Alves, vai realizar o imenso desejo de jogar ao lado do melhor do mundo Messi e imensos craques como Xavi e Iniesta. Tomara que já chegue logo sendo titular, é o que todo mundo espera e o que é digno de ser feito, não tem por que ele ir pra lá e ser reserva, Neymar é titular em qualquer lugar do mundo.

No último domingo, 26 de maio, foi a despedida do craque, na estréia no Campeonato Brasileiro, diante do Flamengo, no Mané Garricha, em Brasileira, para mais de 60 mil pessoas, (jogo este de maior renda da história do futebol brasileiro) e o segundo teste da FIFA no novo estádio para a Copa das Confederações e posteriormente a Copa do Mundo. O estádio, o lançamento do novo uniforme do Fla, a estréia do boliviano Marcelo Moreno pelo rubro-negro, tudo isso ficou em segundo plano, o jogo foi de despedida para o Menino da Vila, o resultado de 0x0, pouco importou, o menino até tentou alguma coisa, mas ficou presa na boa marcação do time carioca. Suas lagrimas na hora do Hino Nacional comoveram o país e foi repercussão nos principais jornais do mundo, como Neymar estava emocionado ao deixar a equipe da Vila Belmiro, onde disputou 230 jogos e marcou 138 gols.

Agora é vê-lo brilhar no Velho Continente com a camisa do Barcelona, que ele seja muito feliz por lá, que os adversários se preparem e o torcedor santista agradece por tudo, tem orgulho deste Menino que esta deixando sua casa, mas não como um adeus com um até breve. Obrigado Neymar!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incrível

 Mexe com meu psicológico. 😍😄