terça-feira, 14 de maio de 2013

O clássico Flamengo e Botafogo: 100 anos de glória


Jogos históricos ao longo dos anos, imensa rivalidade, aflorada ainda mais nos últimos anos, com as recentes decisões
13 de maio uma data memorável, não só para história, devido ao fato da libertação dos escravos, mas também por um fato super importante para o futebol brasileiro, pois comemorasse neste mês de maio, o primeiro confronto entre Flamengo e Botafogo, que comemora 100 anos agora em 2013.

A história do confronto teve seu início muito antes do futebol ser este imenso marco para toda a multidão, a origem deste confronto, a rivalidade deste acontecimento começou no remo, esporte imensamente popular, no Rio de Janeiro, no final do século 19. Em 1 de julho de 1894 freqüentadores da Praia de Botafogo, criaram o Clube de Regatas Botafogo, gerando ciúmes no bairro vizinho, que só ficaram em paz, quando fundaram o Clube de Regatas do Flamengo, em 15 de novembro de 1895.

O Botafogo de 1894, durante muito tempo teve pouco a ver com o seu xará, o futebol do Alvinegro só veio surgir em 1904, dez anos depois e ambos só foram se unir em 1942. Afirmam que sem o Fogão das Regatas o Fla não teria existido. Com isso, o Botafogo começou a jogar futebol bem antes do rival da Gávea, que só foi dar atenção ao esporte, em 1911, por iniciativa de ex-jogadores do Fluminense.
Por isso o primeiro confronto entre os dois, só foi ocorrer em 13 de maio de 1913, quando o Alvinegro, por mediação política dos rubro-negros, retornou ao conjunto da Liga Metropolitana de Sports Athléticanos, e venceu a primeira batalha, por 1x0, gol do atacante Mimi, aos 26 da etapa inicial. É que o time da Estrela Solitária tinha se desligado com LMSA, que comandava o futebol no Rio de Janeiro, preferindo disputar a temporada do ano anterior, por outra entidade, a Associação de Football do Rio de Janeiro, que por sinal conquistou o campeonato.

A partir de 1913 a rivalidade dentro de campo foi muito equilibrada, até a década de 60, quando o Fogão passou a dominar, dando show, inclusive fazendo um dos maiores jogos da história do confronto, a final de 1962, onde tivemos um baile de Garrincha, quando o Botafogo venceu por 3x0. Já na metade dos anos 70, o Mengão recuperou o espaço, o que manteve até 1989, outra decisão histórica, quando Mauricio, depois de dividida com Leonardo (muitos acham que foi falta do ex-atacante e ídolo Alvinegro), faz de cabeça o gol da vitória por 1x0 e do título Carioca, título que o Botafogo, estava na fila há 21 anos.

A rivalidade voltou a ficar ainda mais acirrada nos anos 2000 (já que Flamengo e Vasco diminuíram um pouco interesse), o grande clássico do Rio, atualmente é Flamengo e Botafogo, nos últimos anos fizeram três finais, 2007, 2008, 2009; as três vencidas pelo Fla, com muita história, algumas polemicas, jogos apimentados etc.; e o Bota voltou a vencer só em 2010, quando venceu a Taça Rio, por 2x1, com o gol de pênalti do uruguaio Loco Abreu, uma cavadinha sensacional, para o excelente goleiro Bruno.

As emoções deste imenso duelo, ainda terão mais de cem anos, um confronto rico, onde desfilaram grandes deuses do futebol como Nilton Santos (a Enciclopédia do Futebol), o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos, Garrincha (O talento era tanto, mas tanto, que muitos brincam “Se Pelé é Rei, Garrincha é Deus), Zico (O Rei, um monstro, jogador de tantas glórias), Heleno de Freitas (Maior artilheiro da história do clássico com 22 gols), Romário (terceiro maior artilheiro do confronto), Mauricio, Gottardo, Bebeto etc. São tantos nomes magistrais que disputaram esse confronto, que se ficar escrevendo aqui, não terá mais linha pra tanto talento.

Tantos jogos memoráveis, que é complicado fazer uma lista, se escolher as goleadas estaria sendo injusto com outros jogos que foram tão magníficos quantos as goleadas, mas estas duas jamais podem ser esquecidas, foram anos entaladas na garganta dos torcedores, então além delas que citarei abaixo, colocarei também, outros jogos, mas na minha concepção todo clássico é inesquecível de alguma forma.

Jogos memoráveis:

Botafogo 6x0 Flamengo, 15/11/72, no aniversário rubro-negro, eles presenteiam com essa goleada histórica.

Flamengo 6x0 Botafogo, 08/11/81 quase nove anos depois o Fla devolve o placar, com um mega show.

Botafogo 3x0 Flamengo, 15/12/62, com show de Garrincha (autor de dois gols), o Fogão conquista o Estadual.

Flamengo 3x0 Botafogo – 19/07/1992, primeiro jogo da decisão do Brasileirão, o rubro-negro goleia e coloca a mão na taça pra conquista o pentacampeonato brasileiro, primeira e única decisão de Brasileirão entre os dois (já que desde 2003 o Brasileiro é disputado por pontos corridos).

Botafogo 1x0 Flamengo – 26/03/1997, Fla favorito com os titulares e com Sávio e Romário em campo, Bota vence com time reserva, gol de Renato Carioca e elimina o rival do Estadual.

Botafogo 1x0 Flamengo – 21/06/1989, gol do Mauricio, Fogão campeão após 21 anos.

Não sou tão veterano, ainda tenho apenas 24 anos, mas consegui formar praticamente dois times, com jogadores que vi atuar com as camisas de Flamengo e Botafogo, alguns com grandes passagens, outros com boas e por ai vai, não é nenhuma grande maquina, mas tem jogadores com destaque, o único que não vi jogar foi o goleiro

Nielsen Elias

Leonardo Moura (revelado pelo Fogão e ídolo absoluto no Fla, onde ainda joga)

Wilson Gottardo (eterno xerife)

Gonçalves (ótimo no Fla e ídolo no Bota)

Leonardo Inácio (jogador mediano)

Leandro Avilla (marcou época nos dois)

Beto (marcou época nos dois)

Iranildo (ótimo jogador e com grandes passagens nos dois)

Caio (ídolo no Fla, xodó da Nação e ajudou o Bota na luta contra o rebaixamento em 2004)

Bebeto (boa passagem no Bota e ídolo no Fla)

Luizão (Ajudou o Bota na luta contra o rebaixamento em 2004 e ótima passagem no Fla, conquistando uma Copa do Brasil em 2006).

Não consegui arrumar um goleiro reserva, mas montei um bom time, apesar de que muitos irão dizer que é mediano.


Bruno Carvalho (bom jogador)

Jorge Luis (bom jogador)

Válber (muita habilidade jogou-nos quatro grandes do Rio)

Julio César (mediano no Fla e atualmente é o dono da lateral esquerda do Bota)

Jamir (boa passagem pelos dois)

Uidemar (ótimo no Fla, conquistando títulos e rápida passagem pelo Bota)

Leandro Eugenio (teve certo destaque no Bota, vice-campeão da Copa do Brasil em 1999 e passagem mega apagada no Fla, tanto que 96% da torcida, não lembra, pode jogar no meio de campo também, mas é lateral-esquerdo)

Djair (Um ótimo segundo volante, só que nesta minha Seleção o coloquei como meia, tinha habilidade, pode ser considerado “Rei do Rio” nos 90, campeão por Flu, Fla e Bota).

Reinaldo (revelado pelo Fla, ótima passagem com títulos, um bom jogador, e passagem rápida no Bota)

Victor Simoes (Revelado pelo Fla, mas 96% não lembra, e uma ótima passagem no Bota)

Dimba (Ótimo no Bota e péssimo no Fla, com atuações ruins, poucos gols, perseguição da torcida etc.)

Também teve uma relação de grandes nomes, ídolos que vestiram as duas camisas, como Paulo Cesar Caju, Claudio Adão, Renato Gaúcho e tantos outros.
Vou ficar por aqui, depois escrevo um pouco mais sobre a história deste grande clássico.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incrível

 Mexe com meu psicológico. 😍😄