sexta-feira, 23 de março de 2012

Memorável: Messi se torna o maior artilheiro da história do Barcelona

20 de março de 2012 mais uma data antológica na vida deste supercampeão, que chega aos 234 gols, se tornando o maior artilheiro da história do Barça em jogos oficiais

Lionel Messi mais uma vez escreveu seu nome na história do futebol, o jogador que já foi eleito três vezes seguidas o melhor do mundo, duas vezes campeão mundial com o Barça, marcando nas duas decisões, mostra por que pode estar no hall onde passou o maior de todos Pelé, Garrincha, Euzébio, Puskás, Alfredo Di Stéfano e tantos outros, Messi é o melhor da sua geração, conquistou até agora quase tudo (sei que ainda não conquistou títulos com a Seleção principal da Argentina), mas fora isso conquistou o mundo, milhões de prêmios individuais, mostrando que é um verdadeiro gênio.

Terça-feira 20 de março, mais uma data histórica na carreira do argentino e na história do Barcelona; e logo no Camp Nou, que Messi quebrou mais este recorde, assinalou três gols diante do Granada, na vitória por 5x3. Os números de Messi são incríveis, ele conseguiu ultrapassar César Rodrigues, um dos maiores ídolos,  querido por todos, atuou no Barça entre 1939 a 1955, e assinalou 231 gols; ele tinha 235, mas fizeram uma investigação e na última segunda-feira foi descoberta a verdade e diminuíram três gols do ex-atacante, por issoLa Pulga conseguiu o recorde já na terça-feira.

São 314 jogos, dos 234 gols do hermano, são 184 com a perna esquerda, 38 com a direita, dez de cabeça, um com o peito e um com a mão. Obvio que a competição que Messi mais deixou sua marca foi no Espanhol, 153, (foi o jogador mais jovem a passar dos 150 gols na competição, com 24 anos, quebrando o feito de Raúl ex-Real Madrid que atingiu essa marca aos 25). E La Pulga também é apenas o quarto atleta não espanhol a balançar a rede mais de 150 vezes em La Liga por um mesmo clube, entrando no grupo das lendas Di Stéfano, Puskas e Hugo Sánchez, todos pelo Real.
Já contando todos os atletas, Messi é o décimo segundo a atingir a marca pela mesma equipe, mas apenas o segundo pelo Barça, depois de César, que tem 154 gols.


Mais um gol histórico de Messi, aconteceu com passe de brasileiro, Daniel Alves, que por sinal também brilhou na partida, contra o Granada, Dani Alves deu um lindo passe, o argentino driblou o goleiro, o brasileiro Júlio César ex-Botafogo, que bateu forte no ângulo, quando estava bem próximo da linha de fundo, belo gol, com mais uma assinatura de Messi e mais uma assistência do lateral brasileiro.

Falar em assistência brasileira, quem deu o passe, quem foi o garçom do primeiro gol de La Pulga com a camisa do Barcelona, foi nada mais nada menos que Ronaldinho Gaúcho, poucos devem lembrar, mas como tenho boa memória, uns dizem que é excelente, me lembro como se fosse ontem; maio de 2005, Messi entra na etapa complementar, usando a camisa 30, na época a 10 era do gênio Ronaldinho, o argentino recebe lindo passe em profundidade de R10 e toca por cima do goleiro do Albacete.

Sorte da nossa geração de ver um jogador completo como o Messi, que ainda tem muito que nos dar, em jogos oficiais já o maior artilheiro da história do time catalão, foram 44 jogos a menos do que o antigo recordista precisou para marcar 232 vezes.  

E o argentino esta no caminho certo para se tornar o maior recordista de gols com a camisa do azul-grená, o detentor desta marca contando todos os jogos chama-se Paulino Alcântara que obtém 369, contra 291 do eterno César Rodrigues e 253 do imbatível La Pulga, que em pouco tempo sem duvida nenhuma será o maior artilheiro de todos os tempos, já quebrou essa marca de jogos oficiais na terça-feira, agora falta pouco para quebrar outras marcas.

O "Rompe Redes" foi o primeiro asiático a desbravar o continente europeu, se tornando um dos primeiros protagonistas, da primeira era de ouro do Barça, onde marcou 369 gols em 357 jogos, entre 1912 a 1927. Messi ainda tem que passar por este dinossauro, que foi Paulino Alcântara, mas ainda tem tempo para isso e com certeza passara isso em breve, de qualquer maneira afirma-se que seus números são monstruosos, que é o maior do mundo nos últimos anos, engolindo qualquer outro galáctico e deixando seu nome na história do futebol mundial, como uma lenda.

Mas de acordo com Romário, numa matéria feita pelo GloboEsporte.com Messi ainda não fez com a camisa da Argentina o que faz com a do Barça. “Essa marca é bem merecida pelos títulos que já conquistou pelo Barcelona. O Messi é um craque e vem demonstrando isso. No entanto, ainda não consegue repetir com a camisa da Argentina o que ele faz no Barcelona. Por isso, não pode entrar para a galeria dos maiores da história, mas pode mudar  isso. O Messi é bem novo e ainda há tempo.”
Concordo com o Baixinho, falta ele fazer com a camisa da seleção hermana, pelo menos com o time olímpico já fez, foi um dos responsáveis pela medalha de ouro em Pequim, 2008, mas como disse no início desta reportagem, falta fazer pela seleção principal e acredito que fará em breve. Como diria o Daniel Alves, “O Messi é daquelas pessoas que Deus tocou com uma varinha mágica e falou que ele seria o cara”.

Na minha concepção tem tudo para se tornar o maior jogador da história do Barça acredita que ninguém consiga pará-lo e ele possa ser o detentor dessa marca de maior atleta do time catalão e quanto essa coisa de ficar comparando épocas é complicado demais, cada equipe marcante do Barcelona teve seu grande mito.
Parabéns Messi e saudações aos eternos César Rodrigues e Paulino Alcântara!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incrível

 Mexe com meu psicológico. 😍😄