domingo, 3 de dezembro de 2023

Há 33 anos estreava "Lua Cheia de Amor"

 # LUA CHEIA DE AMOR = 33 ANOS #


Segunda-Feira, 3 de dezembro de 1990. 


Há exatamente 33 anos, ia ao ar, o 1º capítulo de "LUA CHEIA DE AMOR", uma novela de Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbosa. Exibida entre 3 de dezembro de 1990 até 12 de julho de 1991, em 191 capítulos e 32 semanas.


"LUA CHEIA DE AMOR" foi um grande sucesso do horário das 19h, do começo da década de 90. Obteve uma média geral de 45 pontos no Ibope, quando a meta exigida para época, era de 40 pontos. A novela foi uma adaptação do grande sucesso de Gilberto Braga, "DONA XEPA", exibida em 1977 e protagonizada por Yara Cortes. Embora tenha tido uma ótima audiência, não obteve a mesma repercussão que a 1ª versão e curiosamente, nunca foi reprisada. 


Marília Pêra deu vida à camelô Genú Miranda, uma mulher simples, moradora do subúrbio carioca, dividida entre o amor de Diego Miranda, personagem de Francisco Cuoco, seu marido desaparecido, que a uma certa altura da trama, volta com outra identidade, Estebán Garcia. E Túlio, personagem de Geraldo Del Rey. Genú cria com muita dificuldade os filhos. Rodrigo, personagem de Roberto Battaglin, que se envolve com a rica Rutinha, personagem de Silvia Bandeira, uma mulher mais velha, embora namore a vizinha Flávia, personagem de Renata Laviola. Já, a filha Mercedes, personagem de Isabela Garcia, se envolve com o também rico, Augusto, personagem de Maurício Mattar, filho de Conrado Souto Maia, personagem de Cláudio Cavalcanti e Laís Souto Maia, personagem de Suzana Vieira. Nesse núcleo dos Souto Maia, vale destacar a presença de Arlete Salles, como sua inesquecível "translumbrante" Kica Jordão, uma aspirante a socialite. Esse personagem é citado como um dos preferidos de Arlete Salles em televisão, ficando atrás somente da Carmosina de "TIETA". 


A atriz Carol Machado, que fazia a adolescente Olivia, deixou a trama, 3 meses antes do fim, para fazer a próxima novela das 19h, "VAMP". Em 2013, a Rede Record, também adaptou a novela "DONA XEPA", com Ângela Leal, fazendo a personagem-título. E Thaís Fersoza e Arthur Aguiar, como seus ambiciosos filhos. 


Em suma "LUA CHEIA DE AMOR" foi uma novela leve e romântica do horário das 19h, que visto hoje 33 anos, deixou saudades. Em 2014, ela esteve para ser reexibida no Canal Viva, no lugar de "HISTÓRIA DE AMOR", no horário das 15h30, mas foi preterida por "TROPICALIENTE", em uma enquete promovida pelo canal. Desde então, segue engavetada. 


"LUA CHEIA DE AMOR" substituiu "MICO PRETO" e foi substituída por "VAMP", às 19h.

Encontra-se disponível no catálogo do Globoplay desde 23 de Maio de 2022.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase

 Quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem. Amém!