domingo, 4 de dezembro de 2022

Você sabia?

 VOCÊ SABIA?

O ex-atacante Cláudio Adão foi considerado o 1º sucessor do Rei Pelé.

Em seu último jogo no Pacaembu, pelo Santos, um clássico contra o Corinthians, derrota por 1 x 0, em 29/09/1974, Pelé formou dupla de área com o jovem Cláudio Adão. Ele foi o 1º de muitos jogadores a serem apontados como sucessor do rei no coração da torcida. Adão jogou quatro anos no clube e marcou 51 gols. Esse jogo em questão marcou a última partida do Pelé com a camisa do Santos no Pacaembu.

Sobre uma postagem que fiz do Cláudio Adão no dia de seu aniversário, 2 de julho, o jornalista José Maria de Aquino aproveitou o tema e fez um breve relato de um fato ocorrido quando ele trabalhava na revista Placar.

POR JOSÉ MARIA DE AQUINO

“Leio em Tadeu Miracema que Cláudio Adão, um dos grandes atacantes do futebol brasileiro, completa hoje 67 anos de idade. E me lembrei de uma passagem que o mostra como pessoa inteligente não apenas no gramado, mas também fora dele. No caso, ali pertinho, no vestiário da Vila Belmiro, onde começou a pintar como craque, importado de Volta Redonda. Muito jovem, era a bola da vez nas manchetes esportivas. Uma das grandes revelações que o Santos acostumou apresentar todos os anos, às vezes menos, desde Pelé, nos idos de 1957. Íamos sentar em algum lugar da Vila para o papo combinado - naquele tempo era mais fácil - e, enquanto o esperava trocar o “fardamento branco sagrado de então" pelo social, o fotógrafo Lemyr Martins caprichava apertando o botão da Nikon. Levou Cláudio Adão para frente dos armário e, de forma sagaz, foi pedindo para que ele caminhasse mais um pouquinho para a esquerda. Depois, mais um pouquinho e depois mais... De repente Cláudio Adão deu um basta nos passinhos "mais para a esquerda" e..."Sei onde você quer chegar. Quer me enquadrar com o armário do Pelé para dizer que vou ser o novo Pelé. Substituto dele. Mas não vou. Não tenho essas ilusões nem tais pretensões. Parei por aqui..." E não mais arredou os pés.Seus pés não receberam de Deus a mesma fortuna recebida por Pelé - nem ele, nem ninguém, até agora. Mas sua cabeça era e é muito mais lúcida do que muitos que desde então se julgam gênios da bola e não passam de geniosos. Parabéns pela data, Cláudio Adão. Felicidades e vida longa.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bênção

 Olha quanta emoção, no último dia 21, no Hospital da Mulher, em Cabo Frio, nasceu Elis, neta do líder, referência, representatividade, um v...