sábado, 10 de dezembro de 2022

Os culpados pelo povo

 Os culpados pelo povo:


1930 - A briga bairrista, Rio e São Paulo, fez com que apenas jogadores do Rio fossem a Copa. Grandes craques como Fredeirich e outros não puderam ir por essa briga entre os dois Estados.


1934 -  Novamente o bairrismo impede a ida de grandes craques do Brasil.


1938 - Uma falha de Domingos da Guia, nosso grande líder, nos fez cair na Semi perante os campeões Italianos.


1950 - Novamente um forte bairrismo deixa de fora os craques do esquadrão corintiano, time mais forte do Brasil, como Luisinho, Cláudio, Carbone e Mario. Além disso o excesso de confiança da mídia em geral com um clima de "já ganhou" também é indicado como o grande culpado da derrota na final para o Uruguai.


1954 - Novamente a não convocação de muitos craques é contestada. Caímos para a poderosa Polônia de Puskás, Coczis e outros.


1966 - Erro na convocação, apostando em craques do BI de 58-62, já muito velhos e não trazendo os novos craques que já brilhavam: Dirceu Lopes, Ademir da Guia, Rivelino, etc. Pelé caçado. Caímos para Portugal do Euzébio.


1974 - Novamente o povo culpa o treinador, Zagallo, que não levou alguma craques da época e não soube montar um time entrosado. Caímos para a poderosa Holanda de Cruiff.


1978 - Novamente o povo culpa o técnico, Coutinho, com pouca experiência em futebol e indicado pelo regime militar. Seleção forte, caiu pelo regulamento com eterna suspeita de corrupção dos hóspedes da Copa, Argentina.


1982 - A triste derrota inexplicável até hoje. As poucas falhas e culpas caem sobre Tele Santana por ter insistido em dois jogadores que não vinham bem. Porém novamente, apesar de um time poderoso, caímos para a Campeã Itália.


1986 - Brasil repete o treinador, Tele e novamente cai com tristeza geral. Muitas críticas sobre as convocações de jogadores que já estava velhos e a não ida de muitos craques da época. Queda nas quartas nos Pênaltis após dominarmos o jogo contra a França de Platini.


1990 - Técnico inexperiente no comando, criticado por todo o povo na lista de convocados e montagem do time. Queda nas oitavas de finais para os vice campeões, Argentina de Maradona e Cannigia. Dominamos o jogo todo, 3 bolas na trave. Um único ataque da Argentina e fomos eliminados.


1998 - Como explicar os 3 x 0 e aquele episódio do Ronaldo Fenômeno? Tese geral aceita por todo brasileiro: Só pode ter havido alguma corrupção. Entretanto, perdemos para uma França comandada por Zinedine Zidane


2006 - Parreira do seu quadrado mágico condenados pelo povo. Além da vacilada do Roberto Carlos no jogo da França de Zidane e Thierry Henry. Clima de já ganhou e soberba dos jogadores também indicada como culpa. Queda para os vices.


2010 - Culpados: Dunga e sua lista de escalados (deixou muitos craques de fora como Ronaldinho, Neymar, Ganso, etc) e levou muitos jogadores não apoiados pelo povo. Queda nas quartas para os Vice campeões, a forte Holanda. O goleiro Júlio Cesar e Felipe Mello também carregam a culpa do povo.


2014 - A vergonha me impede de falar sobre essa Copa do Mundo.


2018 - Tite carrega parte da culpa, por permitir que alguns jogadores tenham comportamento inadequado de liderança no grupo. Time fraco, caiu porque não tínhamos um bom time.


2022 - Apesar de algumas críticas a alguns jogadores levados para a Copa, o time era bom no papel. Porém na prática não foi um time capaz de vencer. 


No final, nos sobram a alegria das vitórias e a dor e busca de culpados pelas derrotas.


Em geral, fico com a impressão de que se os treinadores deixassem de lado suas vaidades e escutassem a maioria do que diz o povo, poderíamos ter histórias diferentes.


Mas não se pode ganhar todas.


Ainda somos os únicos Penta Campeões!


E terça tem trabalho o dia todo!


Bom dia Brasil :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maneco

 Manoel Carlos, as suas histórias marcaram gerações, emocionaram um país inteiro. A sua obra permanecerá viva em nossos corações! Descanse e...