quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Josimar astro em 86

 Josimar Higino Pereira, o Josimar, ex-lateral-direito  da Seleção Brasileira na Copa de 1986, no México.


Carioca nascido no dia 19 de setembro de 1961, Josimar começou a carreira no Botafogo. 


Lateral que tinha um fôlego fora do comum e facilidade de chutar forte de fora da área, Josimar foi lançado na equipe profissional do Glorioso em 1981 e viveu seu melhor momento na carreira em 86, quando foi convocado por Telê Santana para defender o Brasil.


Década de 80 era um período de vacas magras para a equipe de General Severiano, mas Josimar começou a se destacar. Suas boas atuações chamavam a atenção de todos que acompanhavam o futebol, principalmente no Rio de Janeiro.


No segundo semestre de 1989, após ajudar o Glorioso a quebrar um longo jejum e ser campeão carioca, Josimar jogou no Sevilla(Espanha), Flamengo, Internacional, Novo Hamburgo, Bangu, Fortaleza, Jorge Wilstermann(Bolívia)Fast Clube, Mineros de Guayana(Venezuela) e Baré de Roraima, onde encerrou a carreira em 1997.


(SELEÇÃO BRASILEIRA)🇧🇷

Jogou a Copa do Mundo de 1986, no México. Não estava na lista de convocados de Telê Santana para a competição, porém com a desistência de Leandro no dia do embarque foi chamado para o seu lugar.


Inicialmente reserva, foi beneficiado com a lesão do então titular Édson Boaro na partida contra a Argélia e ganhou a titularidade no jogo frente à Irlanda do Norte, ficando conhecido após receber da intermediária e mandar um chute que acertou o canto superior direito do veterano goleiro Pat Jennings, fazendo o segundo gol e confirmando a classificação para as oitavas-de-final, contra a Polônia. Nesse jogo fez outro belo gol ao driblar três adversários antes de mandar um chute quase sem ângulo. Com tais feitos supreendentes, foi incluído na seleção da Copa e sugeriu um futuro promissor no futebol internacional, o que acabou não acontecendo. Pela Seleção Brasileira conquistou a Taça Stanley Rous em 1987 e a Copa América de 1989. 


Em 17 partidas pela Seleção, venceu 14,  empatou 3 e marcou 2 gols.


Embora tivesse atuado em jogos das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 1990, Josimar não foi convocado para a competição.


(Por Rogério Micheletti/Colaborou: Raphael Cavaco)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bênção

 Olha quanta emoção, no último dia 21, no Hospital da Mulher, em Cabo Frio, nasceu Elis, neta do líder, referência, representatividade, um v...