- 622 — Começo do Calendário islâmico, com a fuga do profeta Maomé para Medina, na Arábia Saudita.
- 997 — Batalha de Spercheios: as forças búlgaras do czar Samuel são derrotadas por um exército bizantino sob comando do general Nicéforo Urano, no rio Spercheios, Grécia.
- 1054 — Três legados romanos rompem relações entre as Igrejas cristãs do Ocidente e do Oriente em razão do ato de terem colocado uma bula pontifícia de Excomunhão, emitida de forma inválida, no altar da Basílica de Santa Sofia durante a liturgia divina da tarde de sábado. Os historiadores frequentemente descrevem o evento como o início do Grande Cisma.
- 1212 — Batalha de Navas de Tolosa: depois que o Papa Inocêncio III convocou os cavaleiros europeus para uma cruzada, as forças dos reis Afonso VIII de Castela, Sancho VII de Navarra, Pedro II de Aragão e Afonso II de Portugal derrotam as tropas muçulmanas berberes do Califado Almóada, marcando um ponto de virada significativo na Reconquista e na história medieval da Espanha.
- 1232 — A cidade espanhola de Arjona declara a independência e nomeia seu nativo Maomé ibn Yusuf como governante. Isso marca a primeira ascensão de Maomé à proeminência; mais tarde, ele estabeleceria o Emirado nasrida de Granada, o último estado muçulmano independente na Espanha.
- 1849 — Antônio Maria Claret funda a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, popularmente conhecida como os claretianos em Vic, na província de Barcelona, Catalunha, Espanha.
- 1861 — Guerra de Secessão: por ordem do presidente Abraham Lincoln, as tropas da União iniciam uma marcha de 25 milhas para a Virgínia para o que se tornará a Primeira Batalha de Bull Run, a primeira grande batalha terrestre da guerra.
- 1909 — Revolução Constitucional Persa: Maomé Ali Xá Qajar é forçado a abdicar como Xá da Pérsia e é substituído por seu filho Amade Cajar.
- 1934 — Promulgação da Constituição brasileira de 1934.
- 1945
- Segunda Guerra Mundial: o cruzador pesado USS Indianapolis deixa São Francisco com o núcleo de urânio e outros componentes da bomba "Little Boy" a bordo com destino à ilha Tinian.
- Segunda Guerra Mundial: Projeto Manhattan: a Era Atômica começa quando os Estados Unidos detonam com sucesso uma bomba nuclear de teste baseada em plutônio perto de Alamogordo, Novo México.
- 1965 — Aberto ao trânsito o Túnel do Monte Branco, ligando a França e a Itália.
- 1969 — Lançamento da missão espacial norte americana Apollo 11 no Complexo de Lançamento 39, do Centro Espacial Kennedy, (Flórida) que seria a primeira missão tripulada a chegar à Lua.
- 1990 — O Conselho Supremo da Ucrânia declara a soberania do Estado sobre o território da República Socialista Soviética da Ucrânia.
- 2004 — Millennium Park, considerado o primeiro e mais ambicioso projeto arquitetônico do início do século XXI de Chicago, é aberto ao público pelo prefeito Richard M. Daley.
quinta-feira, 16 de julho de 2020
Eventos históricos 16 de julho
Eventos históricos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Incrível
Mexe com meu psicológico. 😍😄
-
Jovem saiu pra buscar trabalho, foi para uma entrevista de emprego no Centro do Rio, na última sexta-feira, 05/07, não voltou para casa, em...
-
Hoje, 02, a modelo Melissa Guimarães, celebra mais uma primavera, recebe o carinho ❤️ dos familiares, amigos, seguidores. Tudo de maravilh...
Nenhum comentário:
Postar um comentário