terça-feira, 14 de maio de 2024

Christian no Inter

 “Já tinha juntado uma grana, comprado uma casa. Já tinha cumprido o maior objetivo que era ter um lugar para morar. Se as coisas não seguissem do jeito que eu queria, ia tocar a vida para a frente. Foi uma das decisões que me fizeram voltar de Portugal”. Ao UOL, quem fala é o ex-atacante Christian, nome importante na história do Internacional.


As aspas sugerem um caminho comum aos jogadores brasileiros que despontam no país, chegam à elite e, inevitavelmente, são contratados por equipes estrangeiras. Porém, o caso dele foi diferente, ainda no início dos anos 1990.


“Saí com 17 e voltei com 21 anos. Quando eu voltei em 1996, as coisas não estavam correndo como eu queria. Joguei uma partida no Campeonato Brasileiro e fui mal. Depois fiquei encostado no CT. Só em 1997 as coisas começaram a melhorar. Aí comecei a ter certeza de que realmente eu poderia ser um bom jogador”.


Depois de se formar nas categorias de base do Colorado, o atacante passou quatro anos entre Marítimo, Estoril e Farense. Ainda era muito novo quando retornou a Porto Alegre. O Inter vinha de um ano em que não conseguiu se classificar aos mata-matas do Brasileirão, vendo o rival Grêmio ser campeão.


Em 1997, porém, Christian estava iluminado e os homens de vermelho foram mais longe. Terminaram a primeira fase da competição com o segundo lugar, apesar de não chegarem à decisão. O atacante foi o vice-artilheiro, com 23 gols. Naquele ano, recebeu chances na Seleção Brasileira. “Eu peguei uma das melhores seleções do Brasil de todos os tempos. E eu estava junto com esses caras. Tinha Amoroso, Elber. Para mim foi um privilégio ter feito parte da seleção e ter conquistado a Copa América de 1999”.


Em 1999, seguiu para o PSG. Passou por diversos clubes do Brasil e do exterior, inclusive pelo rival Grêmio, até retornar ao Colorado em 2007. Foi um erro, como admitiu, mas uma decisão sentimental. “O Corinthians começou a ter um desmanche. Saíram o Gustavo Nery, o Amoroso, o Roger. Aí apareceu uma proposta de dois anos de contrato, sem prejudicar o Corinthians. Eu coloquei isso para o Leão e ele me disse: 'faz o que está no seu coração’”.


Ao todo, Christian fez 98 gols com a camisa Colorada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase

 Floresça onde Deus te plantar. 🌺🌹🌸🌻🌼