Aniversário de 59 anos, da carioca Roberta Close, nascida no dia 7 de dezembro de 1964.
Precursora em discutir o tema da transexualidade, a morena de curvas estonteantes revelou ser trans, nos anos 80, quando ainda não era possível mudar o nome em cartório civil. A batalha para trocar o gênero e o registro de Luiz Roberto para Roberta começou em 1989 e terminou apenas em 2005. Hoje, o processo está muito mais simples.
Digam o que quiserem, mas é fato, que Roberta Close, foi além de pioneira, uma das personalidades mais comentadas entre os anos 80 e 90. Nessa época, Roberta apareceu nos maiores programas de entrevista da mídia brasileira: Fantástico, Faustão, Hebe Camargo, Gugu, Goulart de Andrade, entre outros. Todos queriam saber quem era, o que pensava, como agia Roberta. Havia quem duvidasse que Roberta de fato havia nascido homem, muitos chegaram a cogitar que a bela morena, era uma mulher querendo se promover na mídia.
Enfim, no nosso país que ainda é tão preconceituoso, Roberta Close conseguiu o respeito merecido e notoriedade.
Roberta Close atualmente mora em Zurique, na Suíça, mas vem ao Brasil constantemente para visitar a família e os amigos. É cidadã binacional (suíço-brasileira).
Nenhum comentário:
Postar um comentário