sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Há 26 anos

 # A INDOMADA = 26 ANOS #


Segunda-Feira, 17 de fevereiro de 1997. 


Há 26 anos, ia ao ar o 1º capítulo da novela

 "A INDOMADA", uma novela de Aguinaldo Silva. Exibida entre 17 de fevereiro até 10 de outubro de 1997, em 203 capítulos e 34 semanas; reprisada no "Vale A Pena Ver De Novo", menos de 2 anos após seu término, entre 16 de agosto de 1999 e 17 de março de 2000, em 154 capítulos e 31 semanas, e mais recentemente, pelo Canal Viva, na faixa da 0h00, entre 30 de julho de 2018 até 22 de março de 2019, com os mesmos 203 capítulos e em 34 semanas.


"A INDOMADA" foi um dos maiores sucessos televisivos do horário nobre, da década de 90. Obteve uma média geral de 48 pontos no Ibope, quando a meta exigida para época, era de 45 pontos. Abusando do sotaque anglo nordestino, Aguinaldo Silva criou personagens que ficaram para sempre na memória do público, como a fogosa Scarlett e o prefeito Ypiranga, casal vivido por Luiza Tomé e Paulo Betti, que viviam tórridas cenas de amor, nas noites de lua cheia. E que inclusive, fizeram uma participação especial, em "O SÉTIMO GUARDIÃO", última novela de Aguinaldo Silva, como eles mesmos. Era também nas noites de lua cheia, que o famoso "Cadeirudo" atacava as mulheres. E a identidade do personagem foi uma grande surpresa para o público. A beata Lourdes Maria, personagem de Sônia de Paula. O mistério foi desvendado apenas no penúltimo capítulo. 


Adriana Esteves voltava às novelas globais, após um intervalo de 4 anos, depois de ser massacrada pela crítica por sua atuação como Mariana, em "RENASCER", exibida em 1993. Ela deu vida à Helena, que voltava a Greenville, disposta a se vingar dos algozes. Ela se envolve com o forasteiro Teobaldo Faruk, personagem de José Mayer e bate de frente com a grande vilã Maria Altiva de Mendonça e Albuquerque, personagem inesquecivelmente interpretado por Eva Wilma, que lhe rendeu vários prêmios da crítica, naquele ano. A cena do último capítulo em que ela vira bruxa e sobrevoa os céus de Greenville, é um grande marco na história da teledramaturgia. 


Vale destacar também, a atuação de Ary Fontoura, como Deputado Pitágoras. Betty Faria, como a juíza Mirandinha. E Renata Sorrah, como a dona de bordel Zenilda. Além das estréias de Licurgo Spinola, como Egídio, amante de Mirandinha. E o jovem casal Filipe e Carolaine, marcando a estréia de Mateus Rocha e Nívea Stelmann em novelas. Além de Maria Fernanda Cândido, correndo na abertura.


 Tal qual como na exibição original, em 1997 no horário nobre da Globo, a reprise no "Vale a Pena Ver de Novo" de "A INDOMADA", em 1999, também substituiu "O REI DO GADO". Foi uma das maiores, em número de capítulos. 154. 

Só deixou de ser exibida no último dia do ano, em 31/12/1999, uma sexta-feira, em virtude da Corrida de São Silvestre. Essa reprise teve média geral de 18 pontos, quando a meta estipulada pra época, era de 20. Nos 2 primeiros meses, entre 16/08 e 15/10/1999, ia ao ar logo após o "Video Show" e após o programa "Mais Você", de Ana Maria Braga, a partir de 18/10/1999. O horário das 14h30, porém ficou inalterado, porque o "Video Show", diminuiu seu tempo de duração na época. A reprise no Viva foi um grande sucesso e figura como uma das maiores audiências, da história do canal. 


"A INDOMADA" foi uma das primeiras novelas a entrar no catálogo do GloboPlay, em agosto de 2020. "A INDOMADA" é o trabalho mais lembrado da queridíssima e saudosa atriz Eva Wilma, intérprete da divertida vilã Altiva, que faleceu há quase 2 anos, no dia 15/05/2021, vítima de um câncer no ovário.


 "A INDOMADA substituiu "O REI DO GADO" e foi substituída por "POR AMOR", no tradicional horário nobre da Globo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incrível

 Mexe com meu psicológico. 😍😄