Teresópolis terá um grande nome concorrendo ao congresso
Roberta Barcelos, 23 anos, bissexual, umbandista, ex-aluna da rede pública de ensino, estudante de letras em formação pela UFRJ. Trabalhou como operadora de caixa no comércio teresopolitano. Atua na militância de movimentos sociais, luta contra a intolerância religiosa - que teve um crescimento enorme durante a pandemia - e acredita numa política com mais direitos para as trabalhadoras e trabalhadores.
1) Desde quando surgiu seu interesse pela política, pela vida pública?
2) Em qual momento decidiu ser pré-candidata a Deputada Federal? como surgiu esse convite?
3) Porquê escolheu o PSOL como partido? É filiada há quanto tempo?
4) Na política sempre temos algumas referências, quais são as suas?
5) É sua primeira eleição, como está se sentindo? quais são as maiores dificuldades?
6) Se não vencer, você pensa vir candidata numa próxima eleição?
7) Muitos lhe perguntam, o porquê vir logo pré-candidata a Deputada Federal, antes de ter vindo a outros cargos, como vereadora?
8) Qual recado você deixa para os eleitores.
Respostas:
Antes de mais nada quero agradecer a este portal, pela entrevista, por mais uma vez estar presente por aqui, ter voz, pra quem não me conhece, me conhecer e quem já sabe sobre minha pessoa, saber ainda mais, obrigado ao dono do portal.
1) Minha vida pública, surgiu em 2016, quando ocupei meu colégio, o colégio estadual Euclydes da Cunha, hoje inclusive até possuo até uma tatuagem com a data desse momento histórico. Já tinha interesse por polícia, mas ali foi o pontapé inicial, na minha vida pública. Não tinha muito interesse na vida pública em si, tinha interesse mais pelos movimentos sociais.
2) Este ano, temos que enfrentar o bolsonarismo mais do nunca, decidi lançar minha candidatura, lançar meu nome em prol do meu povo, da periferia, do povo de Teresópolis, percebi que estava na hora de mostrar a minha vontade de mudança, por isso coloquei o meu nome pra essa disputa. Conversando com juventude do partido, decidimos que eu seria pré-candidata a Deputada Federal.
3) Escolhi o PSOL por ser um partido que tem o mesmo ideais que eu, já vivia nos meios sociais, lutava pelas batalhas de rap, acompanha o partido e filei em 2020 após as eleições municipais.
4) Tenho a minha inspiração, que é a Revolução Solidária da Renata Souza, a vejo como uma mulher forte, o que ela conquistou, as lutas que ela enfrenta. Também quero ser essa inspiração para as pessoas, mostrar a minha voz, a luta pelos mais necessitados.
5) Sim, como vocês sabem é a minha primeira eleição, estou me sentindo muito bem, feliz. E a maior dificuldade é a inexperiência, por nunca ter estado a frente de uma campanha pra si própria, mas logo na primeira eleição, já adquirimos a experiência necessária pra seguir em frente.
6) Sei das dificuldades, ainda mais colocando o nome pra Deputada Federal, e mesmo que não vença estarei muito feliz por tudo que já estou vivendo, e óbvio que estarei presente em outras eleições, sem dúvida alguma, caso não vença, colocarei meu a disposição para o pleito de vereadora em 2024, por Teresópolis, vou lutar por minha cidade.
7) Muita gente me pergunta isto, escolhi também ser pré-candidata Deputada Federal, por que além deste ano de termos muita responsabilidade ao tentar diminuir e acabar com o bolsonarismo. Infelizmente só temos 4% das mulheres dentro do congresso, e isto tem que mudar de qualquer jeito. Caso seja eleita quero ser a representação da favela, das mulheres dentro do congresso. quero lutar com a minha voz pelo meu povo, pela população mais desfavorecida, pelo povo preto. Quero ser referência.
8) Muito obrigado a todos pelo carinho que tenho recebido, pessoas que estão me acompanhando nas redes sociais, nas ruas. Quero agradecer a todos os meus fãs. E quem não me conhece, venha me conhecer, siga-me no Instagram @robertabarcelostere Estou aberta ao diálogo como sempre, venham conhecer minhas pautas, aguardo a todos. Novamente o meu muito obrigado!
Parabéns querida torço muito por vc 👏
ResponderExcluir